O controle da ansiedade é possível?

Sat 12 November 2016

Ansiedade é um distúrbio de manifestações diversas em cada individuo, ela pode ser circunstancial, crônica ou patológica e pode atingir diferentes idades. Vamos analisar primeiramente, quais são as causas principais da ansiedade: stress, cansaço ou genética.

A primeira causa, stress, está totalmente presente no mundo em que vivemos, desde as longas horas em que passamos no transito até stress nos relacionamentos e no mundo de trabalho. O stress acaba liberando grandes quantidades e adrenalina em nosso sistema sanguíneo e em muitos sentidos isso gera uma dependência. A adrenalina age para nos deixar alerta aos perigos, ela aumenta a circulação de sangue e pode gerar sudorese e aumento dos batimentos cardíacos. Por isso é importante que você aprenda e saiba como controlar a ansiedade.

O outro fator responsável pela ansiedade é o cansaço, um dia cheio em uma atividade que não dá prazer, assim como rotinas de trabalho sufocantes e não reconfortantes podem gerar um desequilíbrio em nosso organismo e podem nos fazer passar horas sem sono. Consequentemente, todos esses fatores aumentam nosso cansaço e falta de alegria. A ansiedade, por consequência, alimenta-se destes dois vilões.

O último fator é a genética, muitos genes são transmitidos de família para família e transportam propensões a ansiedade. Há de se observar uma avó ansiosa que acaba transferindo a ansiedade para filha e assim por diante. As circunstâncias acabam colaborando para que pessoas ansiosas se proliferem no mundo de hoje. Desde criança somos estimulados a competição e a concorrência, nos defrontamos com situações onde nos sentimos expostos e desamparados e isso, em quase qualquer caso, é uma raiz primitiva de nosso medo e de nossa ansiedade.

A falta de referência e de suporte psíquico e emocional é outra causa frequente de preocupações constantes. Uma mente enfraquecida por problemas, relações instáveis, falta de apoio familiar dificilmente conseguira suportar a dor de uma perda, por exemplo, ou a ansiedade de perder um emprego ou passar necessidade. Estruturas cerebrais saudáveis e fortes  relacionam-se fortemente aos vínculos e incentivos familiares. Crianças que cresceram em um ambiente de amor e acolhimento têm mais coragem e determinação frente aos desafios da vida. Por outro lado, aqueles que crescem sem apoio emocional, tende a apresentar maiores dificuldades no enfrentamento de situações estressantes.

O pensamento relaciona-se fortemente com o estado nervoso do individuo. Faça o teste, se você gastar seu tempo pensando em algo que lhe deixa preocupado, não demorará algumas horas para o seu corpo se sobrecarregar com aquele estado emocional. Os pensamentos carregam os sentimentos e os sentimos, ou a alma, de acordo com Freud, reflete para o corpo físico. Se não quisermos manifestações físicas de nossa ansiedade devemos começar nos perguntando qual a causa primitiva da preocupação, e o que estivemos pensando e refletindo nos últimos tempos.

Por último é importante que o indivíduo procure auxílio médico e profissional e não deixe de comunicar-se com seus familiares e amigos. O isolamento pode desencadear sintomas piores e o aumento crescente dos sintomas de ansiedade. A leitura de livros sobre o assunto e a interação com outras pessoas também possibilitam uma melhora qualitativa de vida. 

social